quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Questões de Arte - Vestibular - Revisão ENEM 2012

Abaixo algumas questões de arte de outros vestibulares e do ENEM.

(CEFET-CE) A década de 1960 é reconhecida pela efervescência cultural politizada e engajada. A única expressão artística, que NÃO pertence a este contexto, está indicada na opção: 

a) "O Cangaceiro", longa-metragem produzido pela Companhia Vera Cruz. 

b) "Eles não Usam Black-tie", peça de Gianfrancesco Guarnieiri, montado pelo CPC do Rio de Janeiro. 
c) O filme de Glauber Rocha, principal expoente do movimento do Cinema Novo, "Deus e o Diabo na Terra do Sol". 
d) As peças encenadas e produzidas pelos grupos "Teatro de Arena" e "Teatro Oficina", de São Paulo, e "Teatro Popular do Nordeste", de Recife. 
e) O movimento "Tropicália", surgido no III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record de São Paulo.


resposta:[A]


Os anos 70 foram marcados por grandes transformações culturais e comportamentais, que aprofundaram as mudanças que vinham da década anterior. Relacione as colunas com alguns dos elementos mais significativos da cultura musical jovem nos anos 70. 
1) Reggae 2) Punk 3) Heavy metal 4) Discotheque 5) Progressivo
( ) Estilo de rock que estava baseado em experimentações e fusões com a música erudita e com o jazz, muito em voga nos anos 70. 
( ) Estilo de música dançante que provocou uma grande expansão do mercado fonográfico, nos anos 70.
( ) Estilo de rock pesado feito na base da força das guitarras amplificadas e distorcidas por toneladas de equipamentos.
( ) Ritmo caribenho de fundamental importância para a música jovem da década de 70.


( ) Movimento jovem que abalou a indústria cultural em meados da década de 70. 

a) 1 - 3 - 5 - 4 - 2

b) 5 - 4 - 1 - 2 - 3
c) 5 - 4 - 3 - 1 - 2
d) 3 - 1 - 4 - 2 - 5
e) 5 - 2 - 3 - 4 - 1


resposta:[C]




O texto abaixo: "Decepcionados com o presente e descrentes do futuro, negavam o sistema através da música, da droga, como LSD, e da reclusão em comunidades afastadas, onde o amor, o sexo e o corpo eram mais liberados e o contato com a natureza era maior e cuidadosamente preservado. Acreditando no poder do amor e da flor , buscavam a paz, o prazer, a liberdade e o lúdico, voltando-se para a dança e o misticismo oriental." (Alves, Júlia Falivene. A INVASÃO CULTURAL NORTE-AMERICANA. 16 ed., São Paulo: Moderna, 1988, p. 100). caracteriza o seguinte movimento:

a) Naturismo

b) Hippie
c) Punk
d) Mangue beat
e) Tropicalismo


resposta:[B]




(UNESP-1996)"O ano de 1967 surpreendeu a todos com o sucesso nacional de uma peça de teatro. A intenção do autor não era menos de esquerda que a do Teatro de Arena. Mas os seus textos, não mais do que duas ou três personagens, atribuíam ao social apenas a função de pano de fundo, concentrando-se nos conflitos interindividuais, forçosamente psicológicos. Além disso, a estranha humanidade que habitava seus dramas, composta de prostitutas de terceira categoria, desocupados, cáftens, garçons homossexuais, não constituía propriamente o povo ou o proletariado, nas formas dramáticas imaginadas até então." (Décio de Almeida Prado - Teatro: 1930-1980 (ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO), in HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA III - O BRASIL REPUBLICANO - ECONOMIA E SOCIEDADE - 1930-1964. Texto adaptado). Identifique, a partir dos subsídios do texto, o autor e respectiva peça teatral: 

a) Nelson Rodrigues - BONITINHA MAS ORDINÁRIA.

b) Dias Gomes - O PAGADOR DE PROMESSAS.
c) Plínio Marcos - NAVALHA NA CARNE.
d) Gianfrancesco Guarnieri - ELES NÃO USAM BLACK-TIE.
e) Glauber Rocha - TERRA EM TRANSE.

resposta:[C]


(UDESC-1996)O teatro ocidental nasceu na Grécia e teve seu auge no século V a.C., conhecido como "século de ouro" ou "século de Péricles". Nesse momento da história, os gregos combinaram pensamentos e ação num equilíbrio jamais alcançado posteriormente por qualquer outro povo e, a partir do culto ao deus Dionísio, desenvolveu-se a tragédia grega. 

a) Em Atenas, como evoluíram as representações trágicas e seus enredos, partindo desse culto? 

b) Dentre os três grandes dramaturgos gregos - Ésquilo, Sófocles e Eurípedes -, qual pode ser responsabilizado pela decadência da tragédia, e por qual(is) motivo(s)?

(UDESC-1996)O século XV, apesar de ser considerado como o século da decadência do Renascimento italiano, gerou gênios como Rafael Sanzio e Michelângelo nas Artes plásticas. Na literatura, o grande nome foi Nicolau Maquiavel (1469-1527) que escreveu um texto antológico na história do teatro ocidental - A MANDRÁGORA- com a qual satirizava a sociedade florentina sobre o poder dos Médici. Ele é autor também de um famoso livro que o levou a ser chamado de "Pai da Ciência Política". 

a) Como se intitula esse livro e qual o seu conteúdo? 

b) Comente a máxima maquiavélica: "Os fins justificam os meios."

(FUVEST-1982)Escreveram peças para teatro, durante o "Século de Péricles" (séc.V a.C.):

a) Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte

b) Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes
c) Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles
d) Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras
e) Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo


resposta:[B]

[PUCCAMP-1994]No estudo do processo de transformação cultural do mundo europeu, no início dos Tempos Modernos, isto é, do Renascimento, verifica-se que, em Portugal,

a) Gil Vicente introduziu o teatro com a obra "TRIOLOGIA DAS BARCAS".

b) Camões, em seus sonetos, enaltece a Dinastia de Bragança.
c) Garcia de Rezende acentua a dependência da poesia em relação à música.
d) "A FARSA DE INÊS PEREIRA" é teatro clássico religioso de Camilo Castelo Branco.
e) Fernão Lopes, pai da historiografia portuguesa, foi nomeado Cronista-Mor da Torre do Tombo em 1434.


resposta:[E]

(UFPE - 2003)O movimento artístico - na música, no cinema, na literatura, no teatro, na pintura - que surge no Brasil em finais da década de 1950 e início de 1960, está associado à euforia desenvolvimentista do governo Kubitschek. São criadas novas condições econômicas que terão reflexos na criação cultural. Nesse sentido, é correto afirmar o que segue. 
( ) No meio dessa atividade artístico-cultural do período, deve-se destacar a atuação dos estudantes universitários, através do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, com influências na música popular, na literatura, no teatro e no cinema. 
( ) A atividade musical nesse momento terá como maior representante Roberto Carlos e suas canções românticas, seguida, na literatura, por Paulo Coelho e, no teatro, por Hermilo Borba Filho. 
( ) Esse foi um período das vanguardas artísticas: na poesia concreta, o neoconcretismo; na música, a bossa nova; no cinema, o cinema novo; no teatro, peças como as de Oduvaldo Viana e Nelson Rodrigues. 
( ) Muitos artistas nesse período adotaram a perspectiva do movimento armorial que, fundado por Ariano Suassuna, ajudará a fortalecer a relação entre cultura erudita e cultura popular. 
( ) Na literatura, dois escritores se tornarão as maiores expressões do período: Manoel Bandeira, que apesar de pernambucano, viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro e Jorge Amado, escritor de fortes cores regionalistas.




resposta:V-F-V-F-F

(UFMG - 2004)O Cinema Novo e o movimento de renovação teatral liderado pelo Teatro de Arena e pelo Grupo Oficina foram expressões artísticas, com objetivos e características comuns, afinadas com o contexto brasileiro das décadas de 50 e 60 do século passado. Entre as características desses movimentos culturais, NÃO se inclui a

a) vinculação a grandes estúdios cinematográficos e a companhias teatrais já estabelecidas.

b) concepção da obra de arte como meio de conscientização política, influenciada por tendências de esquerda.
c) crítica à realidade brasileira, aos seus problemas e contradições, com forte conteúdo social.
d) realização de produções de custos reduzidos, caracterizadas pelo uso de novas linguagens e inovações cênicas.


resposta:[A]

(UFSCAR - 2005)Uma peça de grande importância para o teatro brasileiro é "Eles não usam black-tie", escrita por Gianfrancesco Guarnieri em 1955, e montada pela primeira vez em 1958 pelo Teatro de Arena de São Paulo. É correto afirmar que a importância da peça deve-se ao fato de 

a) inaugurar o Teatro de Arena como espaço de mobilização contra o poder instituído. 

b) salientar o papel da burguesia urbana no desenvolvimento econômico nacional. 
c) ter ressaltado uma dramaturgia de cunho social, que punha em cena a classe operária. 
d) mostrar a decadência da aristocracia rural diante do desenvolvimento social nas cidades. 
e) incorporar uma estética norte-americana na dramaturgia do teatro brasileiro.


resposta:[C]

(UFFRJ - 2006):Leia com atenção o poema a seguir e as afirmativas sobre o movimento modernista realizadas logo em seguida: Quero beber! Cantar asneiras No esto brutal das bebedeiras Que tudo emborca e faz em caco... Evoé Baco! Lá se me parte a alma levada No torvelim da mascarada, A gargalhar em doudo assomo Evoé e Momo! (BANDEIRA, Manuel. Bacanal. In: "Antologia Poética". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001) 
I - Em 1922, ano do centenário da independência do Brasil, um grupo de letrados, a maioria bem-nascida, organizou em São Paulo exposições e apresentações artísticas com o objetivo de chocar o público. Essa manifestação ficou conhecida como "semana de arte moderna". 
II - A antropofagia tornou-se teoria entre os modernistas, expressando a tentativa do grupo de combinar as particularidades nacionais e as tendências artísticas mundiais, a herança cultural e os impulsos de modernização. "Comer o invasor" - esse era seu lema. 
III- O comportamento rebelde dos modernistas e o conteúdo inovador de sua arte, ruidosamente vaiada no Teatro Municipal de São Paulo, os transformou em vítimas do forte sistema repressor do governo, tendo seus integrantes sofrido todos os tipos de perseguição.
IV- Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, José Lins do Rego e Lasar Segall estão entre os nomes mais expressivos do movimento modernista. 
V- Os modernistas empenhavam-se na busca de novas linguagens para expressar o elemento nacional, valorizando o folclore, as questões sociais e desprezando as rígidas métricas dos versos acadêmicos e as padronizações da língua portuguesa. Estão corretas as afirmativas 

a) I, III e IV; 

b) II, III, V; 
c) I, II, III; 
d) I, II, V; 
e) I, IV, V.


resposta:[D]

Nenhum comentário:

Postar um comentário